SIMULAÇÃO VIRTUAL ANATÔMICA: QUAL O MÉTODO MAIS INDICADO PARA AUXILIAR O PROCESSO DIDÁTICO?

  • Autor
  • Pedro Ferreira Matos
  • Co-autores
  • Antonio Windson Rodrigues da Silva , Ana Karolaine Oliveira Silva , Ana Cláudia da Silva Araújo
  • Resumo
  • Introdução: A simulação virtual da anatomia permite estudar qualquer estrutura do corpo humano e vem substituindo vagarosamente os métodos tradicionais do ensino da anatomia. A realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e dispositivos eletrônicos (ED), como celulares e computadores, são métodos utilizados pela simulação virtual para virtualizar estruturas anatômicas. Entretanto, não há consenso quanto ao melhor veículo para apoiar as aulas.  Assim, cabe determinar qual o melhor método da simulação virtual para o auxiliar o processo didático da anatomia. Objetivo(s): Determinar qual o método da simulação virtual da anatomia é mais indicado para o ensino. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com artigos indexados das bases de dados SciELO, PubMed e Google Acadêmico. Foram utilizados os descritores: anatomia, educação em saúde e realidade virtual nos idiomas inglês e português. Os critérios de inclusão foram artigos completos publicados entre os anos de 2010 a 2020. Ao final, foram selecionados 7 artigos para compor a base bibliográfica. Critérios de exclusão: artigos repetidos e que não respondessem à questão de pesquisa. Resultados: A VR e AR apresentam tecnologias que podem representar modelos e conceitos 3D realistas para os alunos, de uma forma que pode ser dirigida por um professor ou supervisor, além de benefícios: maior envolvimento, ambientes virtuais e visualizações espaciais 3D de modelos, entretanto são dispendiosos e possuem pouca portabilidade. Os ED apresentam um modelo tridimensional virtual que pode ser manipulado usando simples gestos de toque, como dispositivos móveis (smartphones, tablets, notebooks), além de ser portátil por suas pequenas dimensões e acessível por ser barato e comum, combinado com a vasta gama de conteúdo didático. Os computadores requisitam locais fixos, portanto a universidade deve conter espaço adequado, o que eleva os custos. Conclusão: Os dispositivos móveis têm clara vantagem quando comparados a outros métodos pois é mais prático e com valor mais baixo, tornando esse método mais fácil e acessível. Portanto, é o mais indicado entre os métodos, sendo os dispositivos móveis os melhores veículos. É válido ressaltar que os dispositivos móveis nem sempre estão presentes no cotidiano de todos os alunos. Logo, é importante avaliar a situação socioeconômica dos alunos antes de aplicar a simulação virtual como meio de auxiliar a didática anatômica.

  • Palavras-chave
  • Anatomia, educação em saúde, realidade virtual
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